Exposição Living Room: Quarto Vivo na Galeria Emma Thomas




























Galeria comemora aniversário de um ano em uma grande exposição com 50 artistas


A Galeria Emma Thomas reafirma seu caráter experimental com uma grande obra coletiva, que comemora o primeiro aniversário e a intensa atividade do espaço de Flaviana Bernardo e Juliana Freire. Trata-se da exposição Living Room: Quarto Vivo, que abre dia 03 de novembro, a partir das 18h, na vila da rua Augusta. Com curadoria das sócias e de Luciana Nemes e Adriano Casanova, a exposição apresenta 48 artistas entre os 100 que já se passaram na Emma Thomas e dois novos artistas convidados para uma individual "Boiruna maculata (Mussurana)", Flora Assumpção e Renato Pera.

Living Room, a sexta exposição da galeria Emma Thomas, traz técnicas como desenho, pintura, fotografia, colagem, vídeo, instalação e sound art. A parte externa da galeria abriga algumas intervenções individuais e trabalhos de seis grupos de artistas com diferentes linguagens que realizam site-specifics.

O espaço interno da Galeria será destinado a obras inéditas e trabalhos já exibidos em outras mostras e selecionado pela curadoria da Living Room. Serão apresentadas novas obras de artistas como Adriana Peliano (fotografias da série "Fluxo Anfíbio"), Roberto Bellini (vídeo arte "Escuro"), Marcos Gorgati (pinturas "Paisagem" e "Conjunto"), Suwud ("Fato"), Anderson Orui (pintura em acrílico e pastel-oleoso “Sem Título”), Lucas Simões (desenhos “Deitaaquicomigo” e “Eu, você, ele, ela”), Tom Lisboa (“Polaroides Invisíveis”), Raquel Kogan (vídeo “Los Meninos”), Rodrigo Borges (“Véu de Noiva”) e Lesser González (desenhos thinplastic.com).

Aos moldes dos “Gabinetes de Curiosidades”; dos Salões da Academia Real de Pintura - Grande Galeria do Louvre 1699/França, a mostra “Living Room – Quarto Vivo” reapresenta um dialogo com os antigos salões europeus. A exposição trará à tona a idéia do artista e do espectador - de maneira homogenia - como integrante da exposição, anulando os padrões expositivos atuais. A ‘exposição-obra’ se apropria dos temas tratados por cada um dos 50 artistas criando uma aglutinação que se sobrepõe à individualidade da obra. Os visitantes conseguirão apreciar uma variedade de peças artísticas, sem cronologia ou ordem sucessiva de apresentação, tornando-se uma grande instalação.

Participam da exposição Living Room: Quarto Vivo os artistas Ademar Ferrera, Ana Starling (Organic Plastic), Roberto Guimarães (Organic Plastic), Antonio Renée, Alexandre Diniz, Cynthia Taboada, Raquel Kogan, Tom Lisboa , Rodrigo Borges, Susana Bastos, Andréa Aly, Anderson Orui, Lucas Simões, Paula Maestro, Peter de Brito, Priscila Gurski, Tarsila Yuki, Wagner Viana, Daniel Athayde, Marcos Gorgati, Adriana Peliano, Carolina Lopes, Fabio Maia, Juliana Freire, K.Patrício, Paulo Beto, Renata Corrêa, Rogerio Andreotti, Roberto Bellini, Beth Barone, Cadu D'Oliveira, Luciana Nemes, Ramses Maçal (Fogo Design), Miguel Sanchez (Fogo Design), Roberto Winter (Suwud), Ricardo Birmann (Suwud), Pedro Terra (Suwud), Adriano Casanova, Alexandra Ward, Christine Röhrig, Danielle Hoogenboom (Canadá), Denis Kamioka (Cisma), Flaviana Bernardo, Hugo Frasa, Lesser Gonzalez (EUA), Wagner Rossi, Thais Gouveia, Lea Van Steen, Flora Assumpção e Renato Pera.

GALERIA EMMA THOMAS
rua Augusta, 2052 – Cerqueira César
Novo horário de funcionamento: de quarta a sexta-feira, das 18h às 21h. sábados, das 20h à meia-noite.
Exposição Living Room: Quarto Vivo
curadoria: Juliana Freire, Flaviana Bernardo, Luciana Nemes e Adriano Casanova.
abertura: 03 de novembro, das 18h às 20h.
Encerramento: 12 de janeiro, das 20h à meia-noite.


Sobre a galeria

As artistas plásticas e estilistas Juliana Freire, 30 anos, e Flaviana Bernardo, 27 anos, são as idealizadoras da galeria Emma Thomas.

A Galeria é um espaço informal inaugurado em 2006 com o objetivo de abrigar a recente produção artística contemporânea brasileira. Conta com aproximadamente, 300m2 - de área interna e externa - para realizar mostras: somam-se ao espaço 6 mostras coletivas, apresentando 100 artistas da nova geração e lançando 2 novos curadores em apenas um ano de funcionamento.

A intenção da galeria é promover a produção nacional contemporânea, fomentar a produção de novas linguagens como vídeo, sound art, arte e tecnologia e difundir a produção laboratorial, dentro do circuito nacional das artes visuais, com jovens artistas e artistas consagrados dividindo o mesmo espaço.

A entrada é gratuita para as exposições. A galeria só abre à noite e quem quiser pode agendar visitas pelo site (www.emmathomas.com.br). As obras à venda podem ser adquiridas durante a exposição.

Desde a sua inauguração, a Galeria Emma Thomas transformou-se em palco de produção e divulgação de artistas que se identificaram com o espaço e com a proposta inovadora de trabalho da Galeria. Durante este período, a Emma recebeu mensalmente cerca de 40 novos portfólios de várias cidades do País, mostrando que realmente existe uma deficiência por um espaço democrático de experimentação artística.

(in)felizmente - exposição nacional de não-currículos






CONVOCATÓRIA PARA A PRIMEIRA EDIÇÃO DE (IN)FELIZMENTE
- exposição virtual de não-currículos
http://www.sintomnizado.com.br/infelizmente


1) pode participar de (in)felizmente qualquer artista visual do território nacional que teve trabalhos recusados em curadorias, salões e outros eventos da área;
2) para se inscrever basta enviar para o email tomlisboa@terra.com.br, em arquivo word ou no corpo do próprio email,
as seguintes informações:
itens obrigatórios
a) nome do artista, local em que reside
b) nome da exposição, salão ou evento em que seu trabalho foi recusado
c) ano em que o trabalho foi recusado
itens opcionais
a) comitê curatorial/curador que recusou o trabalho
b) nome e/ou site do trabalho que foi recusado
c) e-mail para contato
Modelo sugerido de não-currículo:

Nome do Artista, Local onde reside, email para contato

2007 "nome da exposição/salão em que foi recusado"
trabalho recusado:
jurado(s) que recusou(aram):
site do trabalho recusado:

3) não serão publicadas imagens nos não-currículos de (in)felizmente;
4) todos os não-currículos que forem enviados e que obedecerem às especificações do item 2 serão publicados;
5) os não-currículos enviados ficarão expostos no site www.sinTOMnizado.com.br/infelizmente ;
6) o período de inscrição é de 25 de outubro a 30 de novembro de 2007;
7) não há taxa de inscrição;
8) não há prêmio.

"The City Quartered", Andy Stiff










































click on the pictures for see the videos.

The City Quartered
Andy Stiff
www.stiff97.co.uk/

Our environment, culture and way of life has been transformed by the use of Digital technology. As with photography over one hundred years ago, we are again looking at how we see the world around us. Institutions are no longer bound by the physical nature of building. Banks, shops, offices and homes are being transformed by the internet and networking technology.

The struggle to understand the nature of cities has been going on for centuries. Most cities have continued to develop and evolve over this time, and any one true ideology for the nature of urban living and meaning has proved just as elusive. It is this constant evolution that fascinates me. It is an impossibility to define the urban soul in one gesture, it would be foolish to try to.

My film for the 'Beyond The Digital Surface' exhibition, is an attempt to explore the nature of cities, in particular London, by using the idea of captured digital surfaces. In this project I have decided to take two elements and try to stitch them together to hint at the nature of my urban surroundings. The two elements I have chosen are, architectural structure, and architectural surface.

The structure I have used is from an historical map of Seoul. This map indicates the very formal nature of a walled city, and exemplifies the relationship between structures of habitation, and mankind's desire to formalise his surroundings. Walled Seoul, has a set of strong features that I could use as a structure for the film. The city had four main gates, North, South, East and West. Each gate has its own properties such as colour and a mythical animal. Traversing the city is the river Han. It was the North, South, East and West aspects of the city that I decided to use as a structure for my film.

London was once a walled city too. But these boundaries have long since disappeared, as the urban plan swelled to accommodate an ever increasing population. Small villages were swallowed up by the city to give us the districts that now sit in the centre of the London. The nature of the growth of London has provided us with quite distinctive areas, the city the west end and vast areas of housing that all have a distinct feel and quality. The nature of London's growth means there is no grid or systematised urban pattern. The only place in London to confidently predict direction is the river Thames. The river flows West to East.

So I have a structure, the four gates of Seoul's walled past, and I have imposed on that structure the surfaces to be found in London. It is these surfaces that need re-inventing, to be presented in a manner that reflect the nature and re-purposing of physical structures in the 21st Century. I have filmed areas of London, Canary Wharf, Regents Park, the West End and structures that sit on the south side of the river to represent the four points of the compass. The areas I have chosen all have their own unique qualities in both Architecture and atmosphere.

The treatment for each area attempts to play with the contemporary transient nature of the meaning of buildings in London. The reuse of building types in London for other purposes then the original intention is happening more and more. As digital technology makes redundant the need for the traditional building types, vast areas can be re-purposed utilised and the original nature of areas gets mixed up with the contemporary purpose. No longer do the facades display the purpose of the building and so the surfaces have just become patterns that perhaps can be deconstructed and rebuilt to relate to a new medium in a new era.

In conjunction with:
Matthias Kispert - wksound

Moshe Ladanga, Philippines


An experiment in color to black&white transition, in the context of collaboration
http://mosheladanga.wordpress.com

GET LOST, New York




GET LOST is a collective portrait of downtown New York. Twenty-one international artists were invited to create a personal view of the city and draw a map of downtown New York, uncovering a territory that is both real and imaginary.

GET LOST brings together fictional landscapes, utopian visions, private memories, and obsessive instructions to explore Manhattan, its past, present, and future.

An exercise in emotional geography, GET LOST sketches the coordinates for an endless drift across the streets and myths of downtown New York.

GET LOST is the city as seen through the eyes of: 16beaver group; Francis Alÿs; Cory Arcangel; Jennifer Bornstein; Beth Campbell; Marcel Dzama; Isa Genzken; Inaba and Associates; Dorothy Iannone; Chris Johanson; Christopher Knowles; Terence Koh; Julie Mehretu; Jonas Mekas; Aleksandra Mir; Thurston Moore; Dave Muller; William Pope.L; Lordy Rodriguez; Rirkrit Tiravanija; Lawrence Weiner.

GET LOST is a New Museum production, edited by Massimiliano Gioni.

Neutral, Moving Space









Neutral
Moving Space
http://www.neutral.gs

http://www.architecturefoundation.org.uk

A new exhibition by pioneering filmmakers Neutral featuring new spatial installations exploring moving imagery and non-real space.

Neutral is a practice which changes the way architecture is perceived without actually designing buildings. Their films and images communicate buildings that are not yet built, or else places partly already known. In both cases they encourage you to go beyond first impressions, suggesting that there is more to these imaginary and real places than meets the eye. We are very pleased to be able to present their imagery in three dimensions at the Yard Gallery this autumn, along with a selection of video animations for designs by Zaha Hadid, Herzog & de Meuron and others, in the new exhibition Moving Space.

Highlighting the extent of the studio’s art based commissions the exhibition will premiere Upright, a new video installation in the gallery that simulates an infinitely ascending journey. Reacting to the growth of cities such as Dubai and Shanghai, the experience created by large surrounding animation screens explores timely ideas of moving vertically through urban landscapes and the future of cities expanding upwards. Neutral’s installations combine readily available and new technologies with imagined worlds to create landscapes that merge the digital and physical, the real and the unreal.

Over the last decade Neutral has been commissioned by a number of visionary architects to visualise projects, from buildings to urban masterplans. Integrating digitally rendered environments with real footage, the films both bring to life the imaginations of these space makers and also offer the viewer an unexpected, beyond-reality experience of buildings they may already know, such as an aerial tour of the new Tate Modern development, or a 3D exploration of the Allianz Arena in Munich.

Outside, Neutral will be using the courtyard as a project space in which to develop their ideas about architecture, cities and space that extends from, and beyond, their digital work.

"Rescue Smoke"; Camila Sposati

'Rescue Smoke',
fotografia,
Camila Sposati

"nascimento manchado" ; " parto biotecnológico", Tito Oliveira

Tito Oliveira


"nascimento manchado",
acrílico sobre tela
80x150

"Parto Biotecnológico",
mista sobre tela
100x80

projeto 6emeia (www.6emeia.com)






projeto 6emeia
www.6emeia.com

fotografia, intervenções em bueiros.

"Maças do Amor - ação contrária" Wagner Rossi



Belo Horizonte/2007
Maçãs do Amor – ação contrária.

O projeto “Maçãs do amor-ação contrária” aconteceu em Diadema (SP) no dia 09
de dezembro de 2006. O projeto, realizado junto ao coletivo EIA –
Experiência Imersiva Ambiental, tão logo se concretizou, terminou. Vaporoso,
instantâneo, permitiu experiências afetivas de contato e união.
Ao escolher uma árvore na Praça da Moça, em Diadema, para acolher 100 maçãs,
o que prevalece é o desejo enquanto invenção, possibilitando novas formas de
agir no cotidiano e restabelecendo “outras” formas de cooperação, gerando
contatos sociais e coletivos que criam qualidades sempre novas de afetação
recíproca, valores próprios, inventividade grupal. É o corpo do coletivo
que, unido, agrega valores, instaurando novas associações e permitindo
fluxos de trocas energéticas e alegria jubilosa.
A invenção e a cooperação, fontes de alegria, permitem que possamos
experimentar uma nova relação social e afetiva, baseada na expansão;
subtraindo uma postura de carência, sofrimento e falta que são reações
próprias do tédio e do conformismo social e que alimentam toda uma estrutura
social-política-religiosa de modelação corporal.
Em “Maçãs do amor-ação contrária”, agir na contramão do socialmente
estabelecido e, simbolicamente, oferecer o fruto ao contrário de retirá-lo,
produziu consciente/inconscientemente uma pequena variação no padrão
imposto, ressoando, em nossos corpos, a alegria da abundância.
Wagner Rossi

performance na instalação 'structures' - Suwud - dia 18.08 - 18:00 as 22:00 - galeria emma thomas



Performance na Instalação Structures - Suwud
suwud.com
Dia: 18.08.07 (sábado)
Horario: 20:00
Horario aberto para visitação: 18:00 as 22:00
Galeria Emma Thomas,
Rua augusta, 2052. Cerqueira César. São Paulo

"amazonas - toronto - ON conecta São Paulo e Toronto via Amazonas", Daniela Castro



amazonas - toronto - ON conecta São Paulo e Toronto via Amazonas, um restaurante no porão de um prédio no bairro da comunidade portuguesa, na Dundas St West. É um lugar onde ninguém fala inglês, onde há uma irmandade esquisita entre brasileiros e açorianos - as duas comunidades "inferiores" dentro da imensa comunidade portuguesa aqui, onde não há um english menu; um lugar onde nada acontece: nostalgia embriagante e esperanças congeladas são mantidas pela programação da rede globo via satélite. Em busca de um lugar com um futuro promissor, como um dia foi a Transamazonica, não há para onde ir, pois a maioria dos clientes são ilegais no país.

"domingão", Alberto Simon

Domingão,
fotografia




Alberto Simon
http://www.albertosimon.com/
6 part series
c-prints 100 x 80 cm
São Paulo happens to have no beaches, a deadly serious issue for Brazilians; the nearest are 80 km away. Paulistas have always have to search for alternative ways to spend their Sundays in a city that offers very little public spaces that could serve as a substitute. They spend their free time doing things that in the eyes of Cariocas (the people from Rio) are weird what Cariocas derisively call "programa de paulista".
These pictures were taken on consecutive Sundays in August and September of 1997, at a stretch of the highway to the international airport that passes right underneath the routes for take-off and landing. Both sides of the highway had been spontaneously been converted into a beach, with hundreds of people sunbathing, playing ball, etc. complete with dozens of vendors selling anything from ice-cream to cold beer. Most of them have probably never stepped into an airplane, for in Brazil flying has been traditionally prohibitively expensive.
The increasing popularity of this beach was the reason for its being declared by the authorities an off-limits area for sun/plane worshipers: the throngs grew bigger every week and too many accidents with fatalities (caused by people crossing the highway from one to the other, hundreds of cars parking in and out on the shoulders) forced them to act fast: as of November of 1997 the weekly ritual was over.

choperia liberdade <------------0------------> edifício prestes maia

fotos marcus bastos http://www.marcusbastos.net/


são paulo: 23°42' sul | 46°32' oeste pontos-de-vista opostos das projeções de vídeo que aconteceram no subsolo do Edificio Prestes Maia, durante o período em que o prédio foi habitado por 486 famílias vinculadas ao Movimento Sem-Teto do Centro.

ocupação: plano

















ocupação: contra-plano
















são paulo: 23°33' sul | 46°38' oeste celular indiscreto na Choperia Liberdade, casa na rua Glória conhecida por misturar no mesmo espaço karaokê, churrascaria, sushi bar e mesas de sinuca

nas coxas 1














nas coxas 2




















"sem titulo", Juliana Freire
















Sem Título,
colagem e desenho
www.julianafreire.com

"Surreal Scania", Robert Willin and Anders Weberg


Surreal Scania

http://www.surrealscania.se/
video,
Robert Willim and Anders Weberg
http://www.andersweberg.com
http://www.robertwillim.com/
What makes places attractive? Can a wet and dirty road running through a barren field be appealing?
What are the common denominators between a heavy industrial harbour and a nature reserve?
In the project Surreal Scania these questions are examined.
Digital video is combined with GPS-technology to explore different visual representation techniques. At the same time processes of place marketing and branding are surrealized.

"foto de segunda", Tadeu Jungle

“Acontece ali ao lado” (Berlim 2007) (21 de maio de 2007)


















“Almas que andam” (2007)
(16 de abril de 2007)


















“Mickey no balde” (2007)
(2 de abril de 2007)


















“Sonho do Cão” (2007)
(5 de março de 2007)

Tadeu Jungle,
"foto de segunda"
fotografia
www.tadeujungle.com.br/segunda

A série faz parte do envio por email de fotografias todas as segundas-feiras para um grupo de pessoas. O projeto que se iniciou em maio de 2003.
©2007.2009