convocatória "vazio off bienal"; por tom lisboa










Vazio Off Bienal de São Paulo

A curadoria de Bienal de São Paulo inaugurou, no dia 25 de outubro de 2008, um andar inteiramente "vazio", uma metáfora cujas finalidades não convêm serem analisadas neste momento. O que importa é que este espaço não-expositivo deixou aberta uma lacuna para o público, a crítica e os artistas projetarem seus conceitos sobre aquilo que era não-visto. Se formos levar em consideração o acúmulo de matérias, entrevistas e até o apelido de "Bienal do Vazio", podemos concluir que, neste caso, a tarefa de projetar uma ausência foi mais perturbadora do que a do que a presença da arte em si.

Desta forma, assim como as Off Bienais procuram ampliar os discursos da "mostra visual" oficial, o Vazio Off Bienal quer construir e multiplicar novos espaços vazios (veja o molde do Vazio Off Bienal). Ao invés de tentar preenchê-lo com imagens ou ações, a idéia desta Off Bienal é mantê-lo intacto e, assim, intensificar e problematizar a discussão sobre visibilidade. Por isso, as fotos enviadas com os respectivos "vazios" não precisam ter como tema a Bienal de São Paulo. Afinal de contas, o vazio é um tema pessoal.

release

VAZIO OFF BIENAL PROPÕE A DISSEMINAÇÃO E A CONVIVÊNCIA COM O VAZIO

A 28ª Bienal de São Paulo não havia completado três dias desde sua abertura e já tinham sido registradas duas tentativas de ocupação não-autorizadas do segundo (e vazio) andar desta mostra. O artista visual Tom Lisboa, no entanto, busca o caminho inverso ao lançar sua convocatória para a primeira VAZIO Off Bienal.

Diferente das ações anteriores, que buscavam preencher o que havia sido "esvaziado" pela curadoria da Bienal, a VAZIO Off Bienal propõe a multiplicação de "espaços vazios" e, ao mesmo tempo, intensificar e problematizar a discussão sobre visibilidade. "O que importa é que este espaço não-expositivo deixou aberta uma lacuna para o público, a crítica e os artistas projetarem seus conceitos sobre aquilo que era não-visto.", afirma Lisboa.

Assim como qualquer "Off Bienal" de obras visuais (tais como fotografia ou pintura), o objetivo da VAZIO Off Bienal
é ampliar o discurso do "vazio" da mostra oficial. A idéia é simples: basta imprimir e construir o "vazio" (existe um "molde do vazio" que pode ser baixado no site da VAZIO Off Bienal), tirar uma foto com este "vazio" e enviar esta imagem para publicação na internet.

A participação é livre, gratuita e os trabalhos fotográficos podem ser enviados, por email, até o dia 5 de dezembro. E como a proposta é expandir o conceito do vazio, as fotos não precisam estar tematicamente relacionadas à Bienal de São Paulo.
Afinal de contas, com diz o artista: "O vazio é um tema pessoal e que desconhece fronteiras geográficas".

VAZIO OFF BIENAL
Lançamento: 28 de outubro de 2008
Envio das fotos até 5 de dezembro
(as fotos devem ter no máximo 15x21cm, em 72dpi e serem encaminhadas para o e-mail tomlisboa@terra.com.br)
Fotos e Regulamento para participação no site: www.sinTOMnizado.com.br/vazio

©2007.2009