"Augusta", "caí"; Adriano Casanova




Augusta, vídeo, 2007
Adriano Casanova

www.adrianocasanova.com

O video registra uma esquina de uma grande metropole, onde carros, motos e pessoas disputam um espaço, cada vez menor.
Dentro desta cidade cosmopolita a correria e o barulho do dia-a-dia se contrapõem ao silêncio da 'não-trilha" do video.










'train'
triptico, 2007

SIDEspecific - Raquel Kogan



















SIDEspecific, webarte
Raquel Kogan
http://www.raquelkogan.com/sidespecific.html
Placar informativo interativo online das grandes exibições de arte que ocorrem em diversoso lugares e épocas. Escolha o evento, comente e envie.
Interactive informative on line placar of the large art exhibits taking place at various time and places. Choose the event, comment and send.

Marte, 2000 da série veículos 1996-2000 - Eduardo Srur
















Marte, 2000 (veículos 1996-2000).
Eduardo Srur – pinturas
http://www.eduardosrur.com.br

Realismo Simbólico - pinturas realizadas a partir de registros de lugares inóspitos. A série ‘veículos 1996-2000’ retrata com a mesma intensidade o que o artista desbravou em sua própria viagem à costa do pacífico e cordilheira dos Andes.

"Improviso: objetos sonoros maquinicos" e "MobileMoby" - Alexandre Fenerich e Giuliano Obici















"Improviso: objetos sonoros maquinicos"
Alexadre Fenerich e Giuliano Obici – performance em vídeo e música digital
Performance utilizando-se de samples de vozes de filmes e instrumentos-mecanismo. Exploração de um terreno sonoro fértil em repetição obsessiva. Improvisação a partir dos impulsos das vozes.

"MobileMoby"
(vídeo de Alexandre Fenerich; fotografia de Guz Guttmann sobre imagens de Moby Dick, de John Huston; intervenções visuais de Liliza Mendes)
Reconstrução de um velho filme em ritmo dissoluto, quase imóvel. Sobre o áudio com o clássico texto americano, improvisação sonora com objetos pouco usuais.

projeto "dês", Bruno Siqueira












São Paulo- Brasil. Avenida Paulista


projeto “dês-“ / http://www.desprojeto.net/,2006
Bruno Siqueira - intervenção
As intervenções se valem da retirada do acúmulo de sujeira nas mais diversas superfícies da cidade de São Paulo, como calçadas, paredes de túneis, muros, placas de trânsito, chapas de metal, pedras, etc..

Sem título, Thais Gouveia
























Sem titulo, 2006
Thais Gouveia- fotografia.
www.fotolog.com/thaisitha
A série de fotografias revela o registro da cidade através de sua geometria básica, evidenciando as linhas primarias (algumas invisíveis) que compõem a arquitetura dos espaços urbanos. E exibi as estruturas do processo na construção destes ambientes.

Manifeste! Todo mundo artista. - mm não é confete



"Manifeste-se! Todo mundo artista"
"mm não é confete" - performance
A dupla Mariana K e Milena Zafir, transformaram um carrinho de camelô em um centro audiovisual.
Transitando pela cidade de São Paulo, o espaço ‘Manifeste-se!’ convida as pessoas a dizerem o que pensam, deixando o registro de suas idéias. Tudo isso acontecendo ao mesmo tempo, via streaming, no espaço virtual do “Manifeste-se!”: www.manifesto21.com.br

Arte Postal - Lila Botter

















Arte Postal, 2006-2007
Lila Botter - arte postal
“Tipografia como imagem” - acervo de postais realizado após convocatória mundial. Reúne trabalhos de artistas de vários lugares do mundo como Japão, EUA e Brasil.

Sofás, cicatrizes de lembranças - Pedro Friedman




















Sofás, cicatrizes de lembranças – 2003/2007
Pedro Friedman – fotografias
Muitos objetos são abandonados pelas ruas. Na busca do belo no que é lixo, um estudo de estética é realizado. Os cortes no tecido, como cicatrizes, trazem histórias que tatuam acontecimentos.

fast/slow_scapes - Gisele Beiguelman

carscapes, São Paulo-Brazil



boatscapes, Atenas- Paros


Fast/slow_scapes, 2006 www.desvirtual.com
Gisele Beiguelman - video
Gravados sempre de dentro de um veículo (carros, táxis, barcos, trens e ônibus), nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Berlim, Nova York e no mar Egeu (Grécia), o vídeo é um diário de imagens sintéticas que registra algumas experiência nômades mediadas pelo terceiro olho ciborgue da câmera de celular.

Structures, Grupo Suwud

São Paulo,
Rua Augusta, 2052.
galeria emma thomas
exposição conectando espaços urbanos
julho a outubro de 2007


São Paulo,
Rua Lineu Prestes s/n - Cidade Universitária
Novembro de 2006 a Março de 2007
47 caibros, altura ~7,5m, área da base ~64m^2















São Paulo,
Rua Tupi, 200 - Perdizes
Agosto a Setembro de 2006
50 caibros, altura ~4m, área da base ~32m^2
















Structures, 2007 www.suwud.com
Grupo Suwud – instalação site-specific
O projeto consiste em utilizar um conjunto de madeiras para construir estruturas rígidas em diferentes ambientes. Interagindo a sua volta, ela redefine a natureza do espaço e convida as pessoas a participarem com ela.

BMG-8970 - Lea Van Steen & Raquel Kogan























(still do vídeo BMG-8970)


BMG-8970 -
2005
Lea Van Steen & Raquel Kogan - Vídeo
www.leavansteen.com
www.raquelkogan.com
Uma velha caminhonete de mudança carregada de objetos percorre a cidade. Nela um espelho reflete as imagens que foram deixadas para trás; contrastando a efemeridade do espaço urbano de uma metrópole.

Polaróides (in)visíveis - Tom Lisboa

MOMA- New York
NEW YORK, ESTADOS UNIDOS, INSERÇÃO EM MAIO/2007 (www.moma.org)
(inserção no banheiro e foto: debora ballardini texto das polaroides (in)visíveis: tom lisboa)


















KUNSTHAUS ZÜRICH

ZURIQUE, SUÍÇA, INSERÇÃO EM 11/01/07 (www.kunsthaus.ch)
(inserção no banheiro e fotos: vicente frare texto das polaroides (in)visíveis: tom lisboa)



















Polaróides (in)visíveis. – tempo indeterminado (http://www.sintomnizado.com.br/polaroides.htm)
Tom Lisboa- intervenção/fotografias
Este trabalho é uma mistura de intervenção e perfomance. Consiste em inserir (sem autorização) as polaroides (in)visíveis nos banheiros de museus, galerias e espaços culturais.

www.gnsart.net

São Paulo-Brazil:









Osaka-Japan:











Copenhagen - Denmark:











Paris - France:












www.gnsart.net
- 2007
Samantha Orui, Rafael Suriani, Carsten Goertz(Alemanha), Mett Schwarz(Dinamarca) e Adriano Casanova.- trabalho colaborativo
Cada artista interfere de diferentes maneiras - tanto em suportes audiovisuais ou em instalações urbanas - inserindo uma cidade na outra e inaugurando novas percepções da geografia urbana. A obra acontece em São Paulo, Paris, Copenhagen e Osaka

texto



Exposição: "conectando espaços urbanos" (conecting urban spaces)
curadoria Adriano Casanova

Abertura: Dia 28 de julho, às 16:00 as 22:00: performances de musica eletroacústica e vídeo "Improviso: objetos sonoros maquinicos" e "MobileMoby" por Alexadre Fenerich e Giuliano Obici e a performance "Manifeste-se! Todo mundo artista" da dupla "mm não é confete".

artistas: Samantha Orui, Tom Lisboa, Raquel Kogan, Lea Van Steen, Rafael Suriani, Pedro Friedman, Grupo Suwud, Casrten Goertz(Alemanha), Mett Schwarz (Dinamarca), Adriano Casanova, Lila Botter, Giselle Beiguelman, Eduardo Srur, Bruno Siqueira e Thais Gouveia.

Endereço e informações da galeria:Rua Augusta, 2052, conjunto 2. - quarta a sex., 21h00/24h; sáb., 18h/22h.
www.emmathomas.com.br

__________

A galeria emma thomas inaugura no dia 28 de julho de 2007 a exposição “conectando espaços urbanos” (conecting urban spaces) com curadoria de Adriano Casanova a mostra é de comemoração de 1 ano da galeria.

A coletiva surgiu da proposta de pesquisar e experimentar linguagens artísticas em diferentes lugares urbanos do mundo utilizando a fotografia e o vídeo como registro, experimentação e conexão entre alguns dos artistas e seus países.

A exposição também selecionou trabalhos em vídeo, fotografia, pintura e instalação que utilizam os espaços urbanos como tema, meio ou suporte, trazendo também alguns que são gerados ou acontecem dentro do espaço virtual e de correspondência.

Utilizando diferentes formas de comunicação para exemplificar a proposta física e virtual de estar a par de diferentes culturas e métodos, os trabalhos produzidos pelos artistas Samantha Orui, Tom Lisboa, Raquel Kogan, Lea Van Steen, Rafael Suriani, Pedro Friedman, Grupo Suwud, Casrten Goertz(Alemanha), Mett Schwarz (Dinamarca), Adriano Casanova, Lila Botter, Giselle Beiguelman, Eduardo Srur, Bruno Siqueira e Thais Gouveia traduzem anseios da sociedade atual dentro de diferentes contextos sociais e políticos.

Fazendo um recorte das diferentes mídias utilizadas, como vídeo, arquitetura, fotografia, pintura e internet; a exposição apresenta obras que dialogam com temas contemporâneos de globalização, colaboração, trânsito, redes, internet, ambientes e urbe, apresentando também eventos paralelos como as performances de musica eletroacústica e vídeo “Improviso: objetos sonoros maquínicos” e “MobileMoby” por Alexandre Fenerich e Giuliano Obici e a performance “Manifeste-se! Todo mundo artista” da dupla “mm não é confete”.

Com isso, todos os trabalhos conversam entre si, conectando espaços físicos e virtuais através de diversas representações e/ou relações simbólicas que traduzem estes ambientes de uma maneira global e individual, quando queremos estar em dois lugares ao mesmo tempo ou quando nossa vivência faz com que nossa individualidade fique propensa ao coletivo.

©2007.2009