Dibujo Español e Fotografia Analógica na Emma Thomas







No dia 12 de setembro, sábado, serão inauguradas na Galeria Emma Thomas, em São Paulo, as mostras “Fotografia Analógica” e “Dibujo Español: a roupa suja se lava em casa”, com fotografias de 29 artistas brasileiros e desenhos de 5 jovens artistas espanhóis, respectivamente.



A coletiva intitulada “Fotografia Analógica” tem curadoria de Flaviana Bernardo e Juliana Freire e reúne 28 obras de 19 artistas brasileiros que trabalham com processos não digitais de produção. Para elas, a mostra revela a busca de alguns artistas pela criação de um diferencial da produção contemporânea a partir da tradicional e centenária forma de captação de imagens.



Na seleção estão trabalhos de: Paulo Vainer, Carolina Lopes, Claudio Elisabetsky, Marcio Simnch, Renato Pasmanik, Gui Mohallem, Márcio Távora, Daniela Gomes de Oliveira, Alexandre Hypolito, Henk Nieman, Daniel Athayde, Renato de Cara, Fabio Maia, Denis Cisma, Zeca Caldeira, Rogério Andreotti, Nicolas Gondim, Marcos Gorgatti, Hisa, Mriamhmello, Flávia Junqueira, Luciano Munhoz, Garapa, Jaques Faing, Ilana Bessler, Gady Laniado, Beatriz Toledo, Juliana Freire e Zee Nunes.



A exposição coletiva Dibujo Español: a roupa suja se lava em casa” tem curadoria de Adriano Casanova e traz a São Paulo os artistas espanhóis Raúl Diaz Reyes, Maria Calzadilla, Pedro Luiz Cembranos, Luz Santos e Juan Pablo Villalpando, que vieram ao Brasil especialmente para produzir os trabalhos da mostra, contando com o apoio do Centro Criativo Contemporâneo de Madri Matadero.



Com o intuito de apresentar estes artistas espanhóis sob um contexto brasileiro, a mostra é composta por 20 grandes painéis dispostos no lado externo da galeria e uma seleção de trabalhos em pequenos formatos em uma das salas internas da galeria.



Este grupo, cujas produções individuais dialogam esteticamente, enfatiza um aspecto da produção do desenho espanhol contemporâneo onde os assuntos e estéticas estrangeiras serão percebidos por uma perspectiva nacional, segundo o curador da mostra. Para Casanova, o intuito da mostra é de realmente criar um espaço em que um determinado circuito da arte atual do Brasil e da Espanha esteja em convívio, fazendo o visitante e o visitado, o observador e o observado dividirem este mesmo momento artístico.






Exposições: Fotografia Analógica, coletiva de fotografia e Dibujo Español, com curadoria de Adriano Casanova





Local: Galeria EmmaThomas



Abertura: 12 de setembro, sábado, das 18 às 22 horas



Período expositivo: de 16 de setembro a 24 de outubro de 2009



Endereço: Rua Augusta, 2052 – Cerqueira César – São Paulo, SP



Horários da galeria: de quarta a sábado, das 16 às 20 horas



Telefones: (11) 8219 6452 / 9426 6991



Entrada Franca

©2007.2009