Wilfredo Prieto, Galeria Baró Cruz








"apolítico, 2001"

Galeria Baró Cruz traz a São Paulo o premiado artista cubano Wilfredo Prieto

Ganhador do Cartier Award 2008 da Frieze Art Fair, artista ocupa toda a galeria com as instalações “Mute” e a inédita “Termo Médio”em sua primeira mostra individual no Brasil.

Abertura no sábado, dia 8 de novembro, das 11 às 16 horas.

A Galeria Baró Cruz inaugura no sábado, dia 8 de novembro a mostra “Termo Médio” do renomado artista cubano Wilfredo Prieto, apresentando duas instalações de grandes dimensões. São elas “Mute”, realizada anteriormente no Canadá e a inédita “Termo Médio”. A exposição fica em cartaz de 8 a 29 de novembro de 2008.








*vista da exposição


"termo médio", 2008

“Termo Médio”, primeiro projeto inédito de Wilfredo Prieto no Brasil, apresenta um espaço vazio e cheio ao mesmo tempo. A instalação de raro minimalismo anula a visualidade, a contemplação do objeto concreto para despertar o resto dos sentidos. O espaço do andar térreo da galeria está dividido em três salas contíguas, completamente vazias, separadas por franjas de PVC. A primeira delas está submetida a temperaturas baixas, quase intoleráveis, em seguida há outra em temperatura ambiente e, por fim, uma sala com ar demasiado quente. A temperatura é o único elemento que preenche o espaço, conotando a obra a partir de sua relação entre os opostos vazio e cheio, frio e calor.

Para a também cubana Direlia Lazo, em texto de apresentação da exposição, “Sem se pretender política, a obra emana significados afins apresentando sua sala intermediária como uma zona de tolerância e de concílio entre situações extremas de calor e frio. A obra busca conferir significado a este espaço como um trajeto de aparente imunidade, desdobrando sua eloqüência em circunstâncias e contextos diferenciados”.

A eloqüência do gesto e a aparente neutralidade da ação definem a visualidade de Wilfredo Prieto. Seu trabalho é desigual em escalas e contextos, agudo e crítico em seus fundamentos e aborda os conflitos da contemporaneidade, aludindo às significações contextuais e ampliando seu alcance a preocupações filosóficas e mesmo globais, segundo a crítica cubana.

“Termo Médio” se manifesta como uma experiência que somente o espectador que percorrer os três espaços pode vivenciar. O público perceberá o silogismo, fazendo sua entrada por um extremo ou outro da obra, habitando cada espaço polarizado e de intercâmbio. A disposição dos espaços e o clima manipularão a visita do visitante orientando-o sensorialmente para um ou para outro.

A instalação “Mute” (Mudo, em inglês), por outro lado, versa sobre os contrastes e contradições de um dado espaço através do uso de iluminação típica de discotecas em uma sala totalmente escura, porém sem som algum, criando uma espécie de desorientação por parte do espectador que adentra a obra, instalada no primeiro andar da galeria. Segundo a crítica Ingrid Mayrhofer, em catálogo crítico sobre a obra, “aspectos de perda simbólica e disfunção sistemática desenvolvem-se à medida que o visitante contempla a obra, criando um espaço heurístico entre o objeto e a ação”.

Para Wilfredo, “o espectador pode ver o movimento das luzes e sentir a ausência contraditória da música, sentindo a dupla reação do contraste entre o que é esperado desse ambiente e o que ele de fato vivencia nele”. Ao final da visita à obra, segundo o artista, o que se sente é uma sensação de vácuo e falso brilho, uma espécie de glamour incompleto.

Cartier Award 2008 e Frieze Art Fair

Wilfredo Prieto foi anunciado o ganhador do Cartier Award 2008 da Frieze Art Fair, a renomada feira de arte contemporânea londrina, em maio deste ano. Com a premiação, o artista apresentou uma enorme instalação durante a o evento realizado entre os dias 14 e 18 deste mês, onde um tapete vermelho passava por toda a extensão do pavilhão até terminar numa haste de bandeira, localizada do lado de fora do edifício, conectando o universo da feira à área externa do Regent’s Park. Selecionado entre mais de 400 candidatos do mundo todo, Wilfredo, nas palavras do curador dos projetos da Frieze Neville Wakefield “se destaca entre seus colegas por criar arte que levita o cotidiano com grande economia de recursos, conjugando temas esculturais e geopolíticos de forma provocativa e poética”.

Segundo o curador e crítico cubano Gerardo Mosquera, a obra do artista inscreve-se na antiga tradição de visualidade direta, que não carece de textos a serem lidos nem longos vídeos a assistir. Para Mosquera, o conjunto da obra do artista é marcado pela simplicidade, ativação de objetos do cotidiano, uso da arte como uma atividade dessacralizada e também por uma estética minimalista particular que está em sintonia com a expansão global dos circuitos artísticos. Para ele, em texto da corrente edição da revista de arte colombiana ArtNexus, “Wilfredo especializou-se em sintetizar as questões mais complexas com apenas um toque de luz”.

Wilfredo Prieto

Nasceu em 1978 em Sancti-Spíritus, Cuba e reside em Barcelona, Espanha. Graduou-se no Instituto Superior de Arte da Umiversidade de Havana em 2002. Já teve obras foi exibidas no SMAK (Ghent, Bélgica) em 2008, na 52ª Bienal de Veneza, no Museu do Louvre (Paris, França) assim como na VIII Bienal de Havana em 2006 e na Dia Art Foundation (Nova York, EUA) em 2003. Possui trabalhos na Daros Collection for Latinamerican Art (Zurique, Suíça) e na Verbund Samlung (Viena, Áustria).

Serviço:

Evento: “Termo Médio”, mostra individual com duas instalações do artista cubano Wilfredo Prieto

Abertura: sábado, dia 8 de novembro, das 11 às 16 horas

Período expositivo: de 10 a 29 de novembro de 2008

Local: Galeria Baró Cruz

Endereço: Rua Clodomiro Amazonas, 526, Itaim Bibi - São Paulo, SP

Telefone: (55 11) 3167 0830

Horários de funcionamento: de segunda a sexta, das 11 às 19 horas e aos sábados, das 11 às 16 horas

Entrada

www.barocruz.com

©2007.2009